6 de maio de 2013

[Critica] Preços e Classificação Literária em Portugal.

Muitas pessoas queixam-se pelos preço praticados em Portugal e eu serei mais uma. Muitos podem não concordar, podem criticar mas vou deixar a minha opinião.

Como todos sabem, eu compro muitos livros em inglês e já estive tentada em comprar livros em brasileiro. Porquê? A enorme diferença de preços, à qualidade do livro e a falta de mais livros Jovem-Adulto e Chick Lit em Portugal.

Preços

As editoras tentam incentivar à leitura, dizem que os livros são muito importantes mas quando é para colocar o preço, calcam tudo em que dizem acreditar. É verdade que Portugal é um país pequeno e pode até haver muita concorrência entre editoras, mas já pensaram como deve ser nos Estados Unidos? Sem falar, que muitas vezes dizem que Portugal é mais desenvolvido que o Brasil e o estilo de vida melhor mas até no Brasil houve consciência que não se pode praticar preços altos e precisam de variedade e por isso baixaram os preços dos livros e aumentaram a sua variedade.
Acredito que se em Portugal baixassem o preço dos livros seria bom para ambos os lados: a população poderia comprar mais livros o que levaria a um aumento de vendas e isso seria muitos bom para as editoras.

Vejamos o ridículo dos preços em comparação com os livros em inglês que compro:

>> Anna e o Beijo Francês vai ser finalmente lançado e com o preço de quase 14€ mas já com desconto de 10%. Ora, eu pago quase 15€ por um livro que em inglês comprei por 6,50€. Sendo que 13€ é o valor do livro em inglês mas em Hardback, em que a capa é dura e tem jacket. Vale lembrar que os livros aqui são em Paperback, em que a capa é em papel e mais frágeis.

Ora bem, eu e o meu namorado estamos desempregados e com uma bebé. Eu adoro ler e nenhuma editora aqui em Portugal permite fazer pois pelo preço de um livro, compro 2 em inglês.
Sim, estou ajudar outras editoras sem serem portuguesas a ganhar o seu dinheiro, mas podem me culpar? Podem culpar-me por gostar de ler?

>> A cidade dos Ossos, é um livro que quero ler muito mas em Portugal custa 19,90€. Preço mais que ridículo visto que o livro em Portugal é Paperback e por 15€ compro o livro em inglês em Hardback.

Digam-me: se em países grandes como os Estados Unidos e Inglaterra, em que o ordenado é 2 ou 3 vezes maior que em Portugal, como podem as editoras Portuguesas praticar estes preços? Chegam a ser 5€ de diferença, pelo menos.
Os livros em Paperback custam entre os seis e oito euros lá fora mas cá pedem sempre o dobro, quando o dobro lá fora é dado por um livro com a capa dura e muito resistente. 
E certamente vocês sabem que existem livros em inglês à venda em Portugal, certo? Só que por eles eu ia pagar mais um ou dois euros... sendo que é o mesmo livro que compro no Bookdepository mas ainda com uma grande diferença: é que aqui, os livros em inglês são do tamanho de um livro de bolso.

Desde já, dou os parabéns à editora Saída de Emergência. Apesar de ser uma editora, e por isso só encontramos livros publicados por eles, tenta arranjar formas de vender mais barato: livros recentes com 40% de desconto e na compra de dois livros oferecem sempre um à escolha.

Classificações Literárias

Sei que não podem publicar todos os livros existentes no mundo. Tenho essa consciência.
Mas o que uma rapariga de 16-20 anos deve ler? 
Livros Infanto-Juvenis destinados a crianças dos 6-14 anos? Ou Romances Eróticos? Ou romances "adultos" escritos para o publico com idade superior aos 25-30 anos?
Onde estão os livros Jovem-Adulto?
Lamento tanto por em Portugal não existir livros deste estilo.
Nenhum livro deve ser imposto a essa faixa etária mas já viram alguém com 16-20 anos a lerem livros para jovens de 13-14 anos?
Os poucos livros Jovem-Adulto em Portugal são lançados porque: ou foi um grande Bestseller ou porque vai sair o filme baseado no livro. Hello? Onde está a iniciativa das editoras?
Existem tantos livros bons para Jovem-Adulto mas que nunca são publicados em Portugal e agora sou obrigada a fazer duas coisas: ou compro em inglês ou baixo da internet. Não há nada como ter o livro na mão ou ter o livro na estante mas... podem-se culpar?
Aos 18 anos eu tinha duas escolhas: ler livros para jovens mas que a escrita não me dizia nada e não conseguia ler ou ler livros em que o público alvo é a faixa etária dos 25-30 anos e que eu não me identificava.
Resultado: Deixei de ler.

Agradeço mas depois retiro o agradecimento à Editorial Presença. Eles têm uma boa variedade de livros Jovem-Adultos mas depois retiro o agradecimento pois muitos deles eu quero ler mas custam entre os 16,50€ e os 18€.

Obrigada desde já se alguém leu este testamento. Peço desculpa se não concordam mas é o que penso.
Creio que não há nada que me deixe pior do que comprar livros em inglês quando na realidade queria em Português mas não posso comprar porque: são muito caros ou não há tradução.

Às editoras, peço que pensem um pouco na população e nos preços praticados. Não podem baixar? Creio que não querem. E por favor, mais variedade. Pensem nas faixas etárias existentes. Não se deixem levar somente pelos bestsellers ou porque vão ser adaptados para o cinema. 

Os livros não deviam ser publicados pelo o número de vendas no estrangeiro ou porque vão saltar para o grande ecrã. Eles deviam ser publicados porque existem pessoas com gostos diferentes, com idades distintas e que não estão preparadas para ler outros estilos de livros.
Enfim.





Sem comentários:

Enviar um comentário