19 de abril de 2013

Um Refúgio para a Vida por Nicholas Sparks

Título Original: Safe Haven
Ana de Edição/Reimpressão: 2010
Editor: Editorial Presença

Páginas: 306
Capa: Capa Mole
Coleção: Grandes Narrativas

Classificação: Literatura > Romance
Minha Classificação:
Sinopse: Katie, uma jovem reservada e bonita, vai viver para a cidade de Southport, na Carolina do Norte, onde todos se interrogam sobre o seu passado. Que mistérios esconderá aquela mulher que parece determinada em encobrir os seus encantos e evitar novos laços afectivos? No entanto, e apesar de todas as suas reservas, Katie começa a criar raízes naquela pequena comunidade, à medida que uma nova amizade e um novo amor lhe vão fazendo baixar as defesas. Nicholas Sparks traz-nos uma protagonista fragilizada por um amor que se desvirtuou e que tem de aprender a lidar com as suas sequelas se quiser voltar a amar.
Opinião 
Só tenho uma palavra para descrever o livro: Uau.
Eu já tinha tentado ler livros do Nicholas Sparks mas acabava sempre por desistir. Achava que andavam a um ritmo lento e não estava a gostar da história mas este é completamente diferente.



É verdade que custou um pouco a entrar na história. Andei a ler um capítulo por dia e só por volta da página 100-150 é que comecei a ficar viciada no livro.
Katie é uma jovem que foge do seu passado e muda-se para Southport para começar de novo. Ela apaixona-se (acho que já se esperava) mas como sempre, o passado volta.
Achei impressionante a forma como o Sparks deixou o livro mais escuro e como demonstrou as fases pelas quais as personagens passavam.

Cheguei até a ficar doente com o próprio vilão pois a degradação pelo a qual estava a passar, deixou-me quase K.O.. 
Sem personagens dispensáveis, achei todas bem escritas e foram crescendo na história e as suas personalidade se desenvolvendo.
Ao contrário do que eu pensava, a história corre a um ritmo normal e certo (nada de apressado e sem nexo nem muito lento e chato) e não achei que tudo fosse apressado.
A protagonista é uma rapariga forte e decidida, o protagonista é sensível e apaixonado e o vilão é louco mas perfeito.

Fiquei agarrada ao livro pois não conseguia imaginar como o livro ia terminar. Claro que queria que Katie ficasse com o Alex mas com o desenrolar da história, não conseguia entender o que ia acontecer e isso ajudou para que eu lê-se o livro a um ritmo mais acelerado. 
Eu quero muito falar mais profundamente sobre o livro mas não quero contar nenhum spoiler. 

Ah, e a capa é super linda, não é? :D



Eu recomendo o livro para pessoas com 15+ anos. Não porque contém cenas muito fortes ou palavras mas porque sei que provavelmente um jovem mais novo não irá achar o livro muito cativante. :)

Coloquei uns autocolantes no livro (não estraga nem nada) para marcar as cenas e frase favoritas do livro. O livro não é tão marcante em frases mas tem cenas muitos boas. :D


"Era irracional, ilógico, e ia ao arrepio de todas as promessas que fizera a si própria quando se mudara para ali, mas apercebia-se agora de que desejava que Alex a conhecesse. Desejava que ele a compreendesse, quanto mais não fosse porque alimentava a sensação curiosa de que ele era o tipo de homem por quem se poderia apaixonar mesmo contra a sua vontade."


Sem comentários:

Enviar um comentário