8 de abril de 2013

The Selection por Kiera Cass



Título em Portugal: -
Título Original: The Selection
Autor: Kiera Cass
Ano de Edição: 2012
Editor: HarperCollins Publishers
ISBN: 9780007466696
Encadernação: Capa Mole
Páginas: 272
Classificação: Literatura > Literatura Juvenil
Minha Classificação:
A história passa-se em Illéa, um pais governado pela monarquia e dividido em 8 castas. Sem que a casta Um é a monarquia as restantes vão sendo o patamar inferior da pirâmide, em que a casta 8 é dos sem abrigos. As castas são divididas pelas profissões e pela sua situação monetária. Além da situação financeira, as pessoas podem subir ou descer de casta conforme o casamento e torna-se parte da casta do marido.

Enquanto as princesas de Illéa casam-se com nobres de outras realezas para fazerem aliados, o príncipe é obrigado a escolher uma plebeia. Quando chega a altura, 35 moças de toda a Illéa são escolhidas para viverem no palácio e conquistar o príncipe. Das 35, só uma será a vencedora e, juntamente com a família, fará parte da casta Um.

America, é uma jovem da casta Cinco, que é a casta das artes. America vive um romance secreto e proibido com Aspen, um Seis. Apesar de toda a burocracia e de ter um se tornar um Seis, America não quer desistir de Aspen, o seu primeiro amor. Quando recebe a carta informando da hipótese de participar da Seleção, America recusa-se a fazer parte do grupo, mesmo sabendo que se fosse escolhida traria melhores condições de vida à sua família.
Aspen não suporta a ideia de ver America perder a oportunidade de melhor a vida dela e da família  então insiste para que ela concorra pois se ela não o fizesse, ele sentiria-se muito culpado.
America inscreve-se sem nunca achar que seria escolhida mas ela erra. Ela é selecionada para ser uma das 35 raparigas e a sua vida muda drasticamente.

O livro é muito bom. É impossível não comparar o livro ao The Hunger Games mas a história cativa e somos transportados para Illéa.

A protagonista é teimosa e muito impulsiva e isso torna a leitura ainda mais entusiasmante. Digo que não sei como America não se envolveu em problemas.

Além de intrigas e segredos, a história roda à volta do triângulo amoro AMERICA - MAXON - ASPEN. O triângulo foi muito bem escrito e é impossível não acabar por preferir um dos dois. Ficamos a torcer e com o coração na mão pois America é muito indecisa e chega a dar vontade de bater nela, ahahahah.
Na minha opinião, a única falha de Cass foi a relação de America e Aspen. Não gostei de Aspen logo que li sobre ele e sei que apesar de ser o primeiro amor de America, não houve química. Cass já explicou (clica aqui e lê) que Aspen gosta mesmo dela e blablabla. Ela até fez ele parecer fofinho mas continuo a não achar que ele seja ideal para a America. Maxon tem os seus defeitos mas eles completam-se. Acho que Cass foi a culpada por mais de 90% dos leitores preferirem o Maxon. Acho que ela não conseguiu mostrar o Aspen que faria toda a gente ficar indecisa entre os dois.

Além das descrições e de como Cass explicou o nascimento de Illéa, achei que a Cass conseguiu dividir muito bem as castas e a forma como ela mostrou a pobreza de algumas, deixou-me com o coração apertado e tive pena do Aspen.

A Seleção foi uma introdução à história, sem dúvida. Muitas personagens ficaram por mostrar os seus objetivos e quem realmente são. Espero que consiga entender melhor algumas delas no próximo livro.

Para terminar, a autora deixou quase todas as raparigas para o final do livro. Até entendi a ideia mas sinceramente? Eu fiquei perdida na leitura. Sempre que falavam de alguma diferente, eu voltava atrás no livro para ver se já a tinham mencionado.

Fiquei um pouco confusa pois parecia que America era a favorita do público e do nada ela simplesmente tornou-se uma das favoritas. Eu gostava da ideia de ela ser a favorita só para haver um pouco mais de pressão.

Espero que gostem do livro e tenham uma boa leitura ♥


Sem comentários:

Enviar um comentário