13 de março de 2013

A culpa é das estrelas por John Green



Título em Portugal: A culpa é das estrelas.
Título Original: The fault in our stars
Autor: John Green

Ano de Edição: 2012
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892320946
Encadernação: Capa Mole
Páginas: 256
Classificação: Literatura > Romance
Minha Classificação:
A Culpa é das Estrelas é um livro do escritor norte-americano John Green.
O livro conta a história de Hazel, uma paciente terminal de 16 anos e que têm cancro desde os 13 anos e que quando todos achavam que ela não aguentaria, a medicina dá a volta ao seu destino e o cancro começa a diminuir, dando mais alguns anos de vida. Aos 17 anos, Hazel já tinha aceitado que um dia morreria mas quando vê Augustus Waters pela primeira vez no Grupo de Apoio a Crianças com Cancro, a vida dela dá uma nova reviravolta e juntos vão preencher as restantes páginas da vida de ambos. Juntos, eles aprendem a viver cada momento pois para eles somente existe o "agora" pois não sabem quanto tempo o futuro terá. 



É o primeiro livro que leio do John Green e só tenho uma palavra para descrever a sua escrita: MAGNIFICA. Logo no inicio do livro, John Green deixa claro que tudo foi fruto da sua imaginação e muitas coisas são inventadas. Ainda hoje não consigo acreditar que alguém tenha a capacidade de imaginar e escrever tão bem. Terminei de ler o livro em 3 dias (podia ter lido em menos tempo mas ainda ocupada) e dez dias depois ainda não consigo esquecer o livro nem a história.

Ri e chorei muitas vezes (sou sensível e principalmente quando envolve histórias com pacientes terminais). A cada página que lia eu desejava que o livro terminasse. O final, acho que todos sabemos a resposta pois a própria Hazel diz muitas vezes durante o livro que vai morrer um dia (só não sabe quando) mas fiquei com o coração bastante apertado com o desfecho que o autor deu. Se eu estava à espera? Não! 

As personagens principais têm personalidades diferentes (por exemplo, a Hazel fica mais em casa pois não quer que as pessoas sofram quando ela morrer e não tem medo do esquecimento. O Augustus tem medo que as pessoas se esqueçam dele depois que ele morra.) no entanto, existe entre elas uma conexão que deixou-me abalada. 

O livro serve para refletir sobre a vida e a morte. Devemos ficar escondidos para não magoar ninguém ou devemos aproveitar até que o último dia chegue? Acima de tudo, o livro mostra como o destino brinca com as nossas vidas e que não importa se já estamos convencidos que vamos morrer pois no final, a morte nunca é fácil e não estamos preparados para o desfecho!



Pessoalmente, eu adoro a capa. Acho a capa portuguesa mais bonita que as capas dos outros países, mas os gostos não se discutem.
Gostei do tamanho da fonte e da espaçamento e as páginas são amarelas (eu adoro).

Recomendo o livro a pessoas de qualquer faixa etária e acreditem em mim quando digo que o livro é um dos melhores que vocês vão ler na vossa vida.

Espero que gostem do livro e tenham uma boa leitura ♥


Chegará uma época em que não restarão seres humanos para recordar que alguém sequer existiu. Não sobrará ninguém nem para recordar Aristóteles ou Cleópatra, quanto mais a ti.  John Green - A Culpa é das Estrelas





.

Sem comentários:

Enviar um comentário